top of page

"O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.Estatuto do Idoso, art 2º ,2017"

PSICOPEDAGOGIA INTERVENTIVA AOS IDOSO



Segundo a Organização Mundial de Saúde, é considerado idoso no Brasil todo indivíduo a partir dos 60 anos, e para que seus direitos fossem assegurados, criou-se então os seguintes suportes; em 1994 a Política Nacional do idoso e em 2003 o Estatuto do Idoso, que trazem todo aporte de amparo ao mesmo.

Sabemos que o envelhecimento é algo inerente à condição humana, e com esse processo há perdas de funções e habilidades físicas e de construção do conhecimento, ou seja o declínio cognitivo, o mesmo resulta da perda das sinapses e neurônios, processo natural do envelhecimento. Essa perda cognitiva ocorre de duas formas, a típica quando não há nenhuma doença ou trauma, e a patológica quando há presença de traumas,ou doenças como, Alzheimer, demências dentre outras. É partir de então que construímos um programa que visa trazer para a melhor idade a estimulação (em algumas situações reabilitação) das funções cognitivas, habilidades psicomotoras, entender o envelhecimento, as emoções e reconstrução da autoestima.

O Envelhecer Ativo - EnvelheSer - Sala De Notícias - Canal Futura

Entendendo a Cognição!
Estimulacao-cognitiva-Promovendo-saude-a
20393023_uhjrB
26e0751ec51530e927882c647bf05ed9
51b469ef44663abb8a6450d2df4db217

A cognição consiste na aquisição de conhecimento  que se dá através de alguns processos: 

  • Memória – capacidade de reter e evocar informações;

  • Linguagem – capacidade de manipular símbolos na produção e compreensão da comunicação;

  • Atenção – capacidade de selecionar informações;

  • Funções executivas – capacidade de planejar, iniciar, controlar e desempenhar comportamento dirigidos a um objetivo;

  • Percepção – capacidade de formar e distinguir os estímulos vindos de um ambiente através dos órgãos sensoriais e poder dar um significado para eles.

A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos ligados à plasticidade cerebral (processo adaptativo do cérebro). Nas sessões, utilizamos exercícios e atividades terapêuticas que buscam preservar ou melhorar o desempenho desses processos.

bottom of page