top of page
ALFABETIZANDO PELO MÉTODO DA COSNCIÊNCIA FONOLÓGICA

Estimulando a consciência fonológica

Há ampla evidência de que o treinamento em consciência fonológica é benéfico para os leitores iniciantes desde os 4 anos de idade. Bradley e Bryant, 1985; Byrne e Fielding-Barnsley, 1991, em uma revisão da pesquisa fonológica, Smith et al. (1998) concluíram que a consciência fonológica pode ser desenvolvida antes da leitura e que facilita a aquisição subsequente de habilidades de leitura. Abordagens efetivas documentadas para o ensino de consciência fonológica geralmente incluem atividades que são apropriadas para a idade e altamente envolventes.

Diferenciando o Fônico de Fonético

Neste ponto, é importante notar que a consciência fonológica difere distintamente da fonética. A consciência fonológica envolve a manipulação auditiva e oral dos sons. Fônico é a associação de letras e sons para soar símbolos escritos (Snider, 1995); é um sistema de ensino de leitura que se baseia no principio alfabético, um sistema cujo componente central é o ensino de correspondências entre letras ou grupos de letras e suas pronúncias. (Adams, 1990).

A consciência fonológica e a fonética estão intimamente interligadas, mas não são as mesmas.

Níveis hierárquicos da consciência fonológica.

Dentro do processo de desenvolvimento da consciência fonológica, trabalhamos as suas habilidades, sempre respeitando a hierarquia das mesmas.

1º Rimas e aliterações:

2º Consciência de palavras

3º Sílabas

4º Consciência fonêmica

 

 

Rima: é a repetição de sons que ocorre nos versos e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.

Aliteração: é uma figura de linguagem relacionada a aspectos fonéticos/fonológicos da palavra, que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes em palavras de uma frase ou de versos de uma poesia para criar sonoridade. De forma resumida, consiste em repetir fonemas num verso ou numa frase, especialmente as sílabas tónicas.

Consciência de palavras: é ter consciência de que, em uma frase, por exemplo, as palavras estão separadas e que elas tem significado.

Silabas: são fonemas emitidos de uma só vez. Isso é percebido mais facilmente quando fazemos exercícios de separação silábica e dividimos as palavras conforme elas são pronunciadas.

Consciência fonêmica: a consciência fonêmica é o nível mais avançado de consciência fonológica. Refere-se à consciência de uma criança dos fonemas individuais em palavras faladas e à capacidade de manipular esses sons.

Consciência fonológica: Analise e reflexões sobre os sons da fala.

Isso exige:

1- Cognição

2- Avançar da etapa do realismo nominal

3- Refletir sobre os sons da fala.

Esses processos precisam estar muito bem estruturados antes de iniciar o trabalho com a consciência fonológica.

 

Consciência de palavras: é ter consciência de que, em uma frase, por exemplo, as palavras estão separadas e que elas tem significado.

Quando tudo começou...

 Em 1970, iniciaram os estudos ingleses e publicações acerca da necessidade do desenvolvimento de habilidades fonológicas para a aprendizagem.

No Brasil... os primeiros estudos e publicações cientificas datam de 1986, por ARTUR GOMES DE MORAIS, intitulado: O emprego das estratégias visuais e fonológicas na leitura e escrita em português e, atualmente, seguem comprovando tal importância.

O que as pesquisas mostram?Que a consciência fonológica desenvolvida em idade pré-escolar, prevem um sucesso maior na aquisição da leitura e escrita (Adams 1990; Stanovich, 1986).

 

O que as pesquisas mostram?A Consciência fonológica bem desenvolvida em termos de manipulação fonêmica e atenção apontam para o sucesso na leitura até o final do Ensino Médio (Calfee e Lindamood, 1973).

 A consciência fonológica pouco desenvolvida distingue os alunos em desvantagens ( Libermam, Rubin, Duque e Carlisle, 1985).

 

A consciência fonológica “[...] é a metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem, compreendendo que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas. E que essas mesmas unidades se repetem em diferentes palavras faladas” (BYRNE; FIELDING-BARNSLEY, 1989)

Portanto, entendemos que a Consciência fonológica é a consciência de que a fala pode ser fragmentada em sons e que essas unidades podem ser rearranjadas em novas palavras. É a percepção de que a fala significa frases, de que essas frases são formadas por palavras, de que essas palavras possuem sílabas e de que essas sílabas têm sons.

O que é CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA?

| NeuroSaber Responde

bottom of page